Meditação ou respiração: qual o mais rápido para a melhoria da disposição?

Um grupo de cientistas de Stanford - que inclui o famoso divulgador científico Andrew Huberman - comparou três exercícios de respiração e um de mindfulness para tentar compreender que técnica seria a mais rápida a gerar resultados na melhoria do ânimo e da disposição geral e na redução da frequência respiratória e de emoções negativas, incluindo ansiedade.


Num estudo que 𝗲𝗻𝘃𝗼𝗹𝘃𝗲𝘂 𝟭𝟭𝟰 𝗶𝗻𝗱𝗶𝘃í𝗱𝘂𝗼𝘀, concluiu-se que:
- 5 minutos diários de exercícios de respiração e meditação mindfulness 𝗺𝗲𝗹𝗵𝗼𝗿𝗮𝗿𝗮𝗺 𝗼 𝗵𝘂𝗺𝗼𝗿 e 𝗿𝗲𝗱𝘂𝘇𝗶𝗿𝗮𝗺 𝗮 𝗮𝗻𝘀𝗶𝗲𝗱𝗮𝗱𝗲
significativamente.
- As técnicas de respiração tiveram 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗲𝗳𝗲𝗶𝘁𝗼 𝗽𝗼𝘀𝗶𝘁𝗶𝘃𝗼 sobre o ânimo e a excitação fisiológica que a meditação mindfulness.
- O suspiro fisiológio cíclico foi o mais eficaz no incremento do humor e na redução da frequência respiratória, quando comparado com o respiratório quadrado, a hiper-ventilação cíclica e a meditação mindfulness.

Embora o suspiro fisiológico não seja uma técnica tradicional do yoga, relaciona-se com a proposta dessa filosofia em controlar a respiração como forma de gerar estados alterados de consciência.

É um protocolo simples que pode utilizar a qualquer hora e em qualquer lugar, para acalmar de forma quase instantânea o sistema nervoso, mesmo em crises de pânico.

𝗖𝗼𝗺𝗼 𝗲𝘅𝗲𝗰𝘂𝘁𝗮𝗿:

1️ - Inspire profundamente e longamente pelo nariz e, em seguida, inspire novamente, mais curta e profundamente, para obter um pouco mais de ar.

2️ - Após essas duas inspirações, expire lentamente e completamente pela boca, prolongando a expiração em relação à inspiração.

3️ - Repita esse processo ao longo de 5 minutos, reinflando os alvéolos pulmonares contraídos e reduzindo rapidamente o stres e a ansiedade.

Boas respirações.

P.S.: Estes exercícios não substituem o acompanhamento médico ou psicológico em casos de ansiedade ou depressão crónicos ou agudos. Podem, no entanto, ser utilizados como complemento ou recurso no dia a dia, especialmente em períodos de maior tensão e stress.

Referências:

Balban, M. Y., Neri, E., Kogon, M. M., Weed, L., Nouriani, B., Jo, B., Holl, G., Zeitzer, J. M., Spiegel, D., & Huberman, A. D. (2023). Brief structured respiration practices enhance mood and reduce physiological arousal. Cell Reports Medicine, 4(1), 100895. https://doi.org/10.1016/j.xcrm.2022.100895

Anterior
Anterior

Meditar em movimento pode ser mais fácil para ti

Próximo
Próximo

Non sleep deep rest: 5 benefícios de uma meditação yoguica